SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue162Mapuche education and school education in Araucanía: a dual educational rationality?Collaborative distance consulting in assistive technology for teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MELGACO VALADARES, Juarez. A fundação da Escola Plural. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1072-1098.  Epub Apr 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143684.

Neste trabalho, procuramos compreender os desejos e os impasses surgidos durante a implantação da Proposta Escola Plural, desde o ano de 1995, na cidade de Belo Horizonte. Como os professores receberam as novas diretrizes? Como o texto público se alterou a partir das resistências encontradas? Para responder a essas perguntas, entrevistamos 20 gestores da Secretaria Municipal de Educação, que participaram do momento originário da Proposta. Para tanto, utilizamos conceitos retirados do referencial psicanalítico do francês René Kaës. Esperamos, com este trabalho, contribuir para melhor compreensão das condições em que ocorrem as mudanças nas políticas educacionais.

Keywords : Política Educacional; Reforma Educacional; Escola Plural; Belo Horizonte (MG).

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )