SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número162Educación mapuche y educación escolar en la Araucanía: ¿doble racionalidad educativa?Consultoría colaborativa a distancia en tecnología asistiva para profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MELGACO VALADARES, Juarez. A fundação da Escola Plural. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1072-1098.  Epub 01-Abr-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143684.

Neste trabalho, procuramos compreender os desejos e os impasses surgidos durante a implantação da Proposta Escola Plural, desde o ano de 1995, na cidade de Belo Horizonte. Como os professores receberam as novas diretrizes? Como o texto público se alterou a partir das resistências encontradas? Para responder a essas perguntas, entrevistamos 20 gestores da Secretaria Municipal de Educação, que participaram do momento originário da Proposta. Para tanto, utilizamos conceitos retirados do referencial psicanalítico do francês René Kaës. Esperamos, com este trabalho, contribuir para melhor compreensão das condições em que ocorrem as mudanças nas políticas educacionais.

Palabras clave : Política Educacional; Reforma Educacional; Escola Plural; Belo Horizonte (MG).

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )