SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número162A fundação da Escola PluralCurrículo escolar e deficiência: contribuições a partir da pesquisa-ação colaborativo-crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CALHEIROS, David dos Santos  e  MENDES, Enicéia Gonçalves. Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1100-1123.  Epub 01-Out-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143562.

O objetivo do estudo consistiu em avaliar um serviço de consultoria colaborativa - SCC - a distância em Tecnologia Assistiva - TA - para professores, utilizando abordagem qualitativa do tipo exploratório. As participantes foram seis professoras de alunos com paralisia cerebral - PC - e três consultoras em TA. Um ambiente virtual de aprendizagem foi construído para prestar consultoria e coletar os dados obtidos na forma de respostas a questionários para consultores e professores. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. As evidências indicam que o SCC revelou-se benéfico para a atuação das consultoras e professoras, bem como para os estudantes com PC. A contribuição desta investigação consiste em indicar mais uma possibilidade de serviço de apoio à escola inclusiva.

Palavras-chave : Educação Especial; Formação de Professores; Ensino a Distância; Tecnologia Assistiva.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )