SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue162School curriculum and disability: contributions of a collaborative critical action-researchParadigmatic ruptures and new interfaces between education and health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FONTES, Rejane de Souza  and  FAY, Claudia Musa. Formação por competência: discutindo a formação de pilotos no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1148-1170.  Epub Oct 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143539.

O artigo se propõe, com base em uma revisão bibliográfica, apresentar uma discussão sobre a trajetória da formação do piloto no Brasil e o paradigma de sua formação baseada em competência. Apresenta como objeto de análise a licença de Piloto de Tripulação Múltipla [Multi-crew Pilot Licence] - MPL. A licença de MPL, a primeira criada em mais de quarenta anos de existência da Organização de Aviação Civil Internacional - ICAO -, introduziu um debate sobre a formação do piloto diante dos avanços tecnológicos produzidos pela indústria aeronáutica e o processo de automação das aeronaves. Embora ainda não haja dados suficientes para comprovar a eficácia da licença de MPL, resultados preliminares apontam que sua formação baseada em competência pode ser igual ou superior à formação do piloto tradicional.

Keywords : Formação Profissional; Competência; Segurança; Licença de Piloto de Tripulação Múltipla - MPL.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )