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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
FONTES, Rejane de Souza e FAY, Claudia Musa. Formação por competência: discutindo a formação de pilotos no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1148-1170. Epub 01-Out-2016. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053143539.
O artigo se propõe, com base em uma revisão bibliográfica, apresentar uma discussão sobre a trajetória da formação do piloto no Brasil e o paradigma de sua formação baseada em competência. Apresenta como objeto de análise a licença de Piloto de Tripulação Múltipla [Multi-crew Pilot Licence] - MPL. A licença de MPL, a primeira criada em mais de quarenta anos de existência da Organização de Aviação Civil Internacional - ICAO -, introduziu um debate sobre a formação do piloto diante dos avanços tecnológicos produzidos pela indústria aeronáutica e o processo de automação das aeronaves. Embora ainda não haja dados suficientes para comprovar a eficácia da licença de MPL, resultados preliminares apontam que sua formação baseada em competência pode ser igual ou superior à formação do piloto tradicional.
Palavras-chave : Formação Profissional; Competência; Segurança; Licença de Piloto de Tripulação Múltipla - MPL.