SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número162Las funciones educativas de los e-parlamentos: un análisis longitudinal del caso brasileñoEducación estética, cine y alteridad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CONTE, Elaine  y  DEVECHI, Catia Picc olo Viero. A experiência estética em tempos de virtualização tecnológica. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.1216-1233.  Epub 01-Oct-2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143724.

O ensaio busca problematizar os sentidos da arte e das tecnologias na racionalidade pedagógica, a partir dos elementos da teoria crítico-estética de Theodor Adorno. Para isso, lançamos as seguintes questões: Em plena era digital, ainda faz sentido pensar na experiência formativa da arte? É possível desmistificar as tecnologias na educação pela reconstrução estética de significados? Como pensar a dimensão expressiva da educação no âmbito da instrumentalidade? Por meio de um estudo hermenêutico, buscamos compreender e repensar as tecnologias, discutindo uma mediação crítica do universo da arte na educação, enquanto gesto reflexivo, intercâmbio dialógico e emancipatório, ao mesmo tempo possível e bloqueado pelas relações opostas e intensas da atualidade.

Palabras clave : Educação; Tecnologia; Experiência; Estética.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )