SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número163Docência do direito: fragmentação institucional, gênero e interseccionalidadeO “teto de vidro” na França: o setor público é mais igualitário que o setor privado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

LOMBARDI, Maria Rosa. Engenheiras na construção civil: a feminização possível e a discriminação de gênero. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.163, pp.122-146. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143619.

Este artigo discute os desafios do processo de feminização em um segmento específico da construção civil, edificações habitacionais. Pesquisa recente trouxe indícios da imbricação das práticas de assédio moral e de gênero na construção da identidade profissional do/a engenheiro/a de obras. Submetidos/as a organização e condições de trabalho peculiares, desde cedo, os/as engenheiros/as de obra encaram os tratamentos rudes e desrespeitosos recebidos de colegas e chefes como parte integrante da sua formação prática. Em geral, esses padrões de conduta são aceitos como normais e não como assédio moral. Para as engenheiras, acresce-se o assédio de gênero, configurado por meio de situações explícitas de discriminação e de violência, que tendem a influenciar negativamente a sua maior inserção nos canteiros de obra.

Palavras-chave : Mulheres; Engenharia Civil; Relações de Trabalho; Discriminação Sexual.

        · resumo em Português | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )