SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número163Elecciones profesionales e impactos en el diferencial salarial entre hombres y mujeresGénero y cuidado en políticas: salas de acogida del projovem urbano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

BRITO, Murillo Marschner Alves de. Novas tendências ou velhas persistências? Modernização e expansão educacional no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.163, pp.224-263. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143789.

O artigo tem por objetivo investigar padrões de associação entre origens sociais e destinos educacionais nos níveis fundamental, médio e superior, ao longo do processo de modernização da sociedade brasileira. A análise baseia-se na agenda de pesquisa em modelos de progressão educacional e na agenda comparativa internacional que dela deriva. São apresentados resultados da estimação de modelos de progressão educacional a partir de dados dos censos demográficos entre 1960 e 2010, e os principais achados evidenciam parâmetros de desigualdade distintos por nível educacional - diminuição relativa na conclusão do ensino fundamental, desigualdades persistentes na conclusão do nível médio e desigualdades crescentes na entrada do ensino superior.

Palabras clave : Desigualdade Social; Educação; Modernização; Níveis de Ensino.

        · resumen en Español | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )