SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número163Análisis de género de las estrategias de cuidado infantil en UruguayLa identidad negada: historia y subalternización cultural desde testimonios escolares mapuche índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FERNANDES, Fabiana Silva; GIMENES, Nelson  y  DOMINGUES, Juliana dos Reis. Mulheres e filhos menores de três anos: condições de vida. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.163, pp.320-341. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144175.

Este texto apresenta o perfil de mulheres residentes no estado de São Paulo, mães de crianças na faixa etária de zero a três anos, estabelecendo comparação entre aquelas cujos filhos estão matriculados em instituições de educação infantil - EI - e aquelas que não contam com esse serviço, de modo a discutir o papel social dessas unidades. Utilizou-se, como fonte de dados, o Censo Demográfico de 2010 e foram selecionadas as variáveis referentes ao perfil geral (idade, cor/raça, escolaridade), vida familiar (arranjo familiar, posição na família), vida profissional e renda (ocupação, renda per capita). O estudo reafirma fenômenos referentes a desigualdades sociais que se aprofundam nas relações de gênero e raça/cor, explicitando essas diferenças em termos de acesso a instituições de EI.

Palabras clave : Políticas Públicas; Educação Infantil; Desigualdades Sociais; Mulheres.

        · resumen en Español | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )