SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número163Mulheres e filhos menores de três anos: condições de vidaA fabricação da teoria de representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

TURRA, Omar; CATRIQUIR, Desiderio  e  VALDES, Mario. A identidade negada: história e subalternização cultural a partir de testemunhos escolares mapuche. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.163, pp.342-356. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143644.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de indagar experiências escolares de pessoas mapuche, especificamente no tocante às suas significações com relação à história ensinada em sua formação escolar. A pesquisa socioeducativa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva histórica, utilizando a revisão documental como técnica de produção de informação e a análise de conteúdo como procedimento para reduzir e categorizar a informação relevante. Os resultados mostram experiências de agravo e discriminação na história ensinada, bem como expressões de resistência às suas construções discursivas, todas elas manifestações que permitem compreender o papel estratégico da história como disciplina escolar, no processo de escolarização, para a construção de hegemonia/subalternização no contexto interétnico mapuche/não mapuche.

Palavras-chave : Ensino da História; Identidade; Estudantes; Cultura Mapuche.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )