SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164Escolas charter: gestão de professores e aquisição de recursos na ColômbiaDiscursos sobre classe social e meritocracia de escolares vulneráveis no Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GRAMANI, Maria Cristina. A desigualdade socioeconômica afeta mais municípios menos favorecidos?. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.470-494. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/101590/198053144220.

Este estudo busca analisar o panorama da educação básica em um país emergente que se caracteriza, por um lado, pelo elevado desenvolvimento econômico e, por outro, pela alta desigualdade socioeconômica. Um modelo de dois estágios é utilizado, sendo que o primeiro estágio usa variáveis diretamente relacionadas à educação para capturar a eficiência educacional de cada município e o segundo emprega a regressão Tobit a fim de estimar a influência das variáveis ambientais (não discricionárias) sobre a eficiência educacional encontrada no primeiro passo. Um agrupamento dos municípios em clusters foi implementado para assegurar uma comparação justa entre municípios homogêneos. Os resultados mostram discrepâncias significativas na influência de variáveis socioeconômicas no resultado educacional, dependendo da prosperidade de cada cluster.

Palavras-chave : Data Envelopment Analysis; Eficiência Educacional; Educação Básica; Desigualdade Socioeconômica.

        · resumo em Português | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )