SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164A desigualdade socioeconômica afeta mais municípios menos favorecidos?Currículo do pré-secundário em timor-leste e sua articulação com o secundário geral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

OCHOA, Mónica Peña  e  ORBETA, Camila Toledo. Discursos sobre classe social e meritocracia de escolares vulneráveis no Chile. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.496-518. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143752.

Este artigo apresenta e analisa alguns discursos de um grupo de crianças consideradas “vulneráveis” no tocante à influência da classe social no sucesso ou fracasso escolar, no qual a meritocracia desempenha um papel relevante. A princípio, analisa-se o conceito de meritocracia e sua relação com a Modernidade e a Educação. Descreve-se a metodologia utilizada com as crianças, com a qual se obteve informação por meio de um jogo de identidades sociais, enquanto a análise foi realizada através de uma Análise Crítica do Discurso, pois também nos interessava observar e analisar as interações argumentativas. Os resultados distinguem três discursos (“os pequenos Bourdieu”, “os críticos pessimistas” e os “sonho americano”) e um lugar predominante da meritocracia como fator explicativo do sucesso escolar nos grupos sociais não privilegiados. Finalmente são discutidos os discursos meritocráticos e seu violento peso em sociedades desiguais como a chilena.

Palavras-chave : Infância; Classe Social; Meritocracia; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )