SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164Discursos sobre classe social e meritocracia de escolares vulneráveis no ChileRegime de colaboração e educação em tempo integral no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CAPELO, Ana Margarida  e  CABRITA, Isabel. Currículo do pré-secundário em timor-leste e sua articulação com o secundário geral. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.520-539. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143738.

Problemas herdados nas últimas décadas conduziram Timor-Leste a reestruturar os currículos do ensino pré-secundário - EPS - e do secundário geral - ESG.1 Atendendo à importância de uma adequada articulação vertical ao longo dos ciclos de escolaridade e diante do cumprimento de uma primeira edição completa do EPS, importa estudar se tal currículo está alinhado com o do ESG, em particular no que respeita às Ciências e Tecnologia. Este artigo centra-se na análise do currículo do EPS e na avaliação da sua articulação com o do ESG. Não obstante existam décalages entre o currículo prescrito, o implementado e o apropriado, é relevante haver sintonia no nível dos currículos para uma educação e formação de boa qualidade, fundamentais à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Palavras-chave : Currículo; Ensino Secundário; Políticas Educacionais; Timor-Leste.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )