SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164O programa do livro didático para o ensino fundamental (1971-1976)Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

VERDUGO-PERONA, José Javier; SOLAZ-PORTOLES, Joan Josep  e  SANJOSE-LOPEZ, Vicent. Conhecimento pedagógico do conteúdo nas ciências: estado da arte. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.586-611. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143915.

Neste artigo é efetuada uma revisão descritiva da literatura sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo - CPC - em ciências e sobre a pesquisa realizada sobre o tema. Em suma, analisa-se o seguinte: a) como é definido, quais são suas principais características e a forma como o CPC foi determinado entre os professores; b) sua relação com o conhecimento da matéria a ser ensinada e a aprendizagem dos estudantes; c) como ele foi utilizado para a formação e a avaliação de professores; e d) os tópicos científicos em que o CPC tem sido estudado. Conclui-se que o CPC perfila-se como uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade da formação dos professores.

Palavras-chave : Professores de Ciências; Avaliação de Professores; Formação de Professores; Formador de Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )