SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164El conocimiento didáctico del contenido en ciencias: estado de la cuestiónLos métodos mixtos en la investigación en educación: hacia un uso reflexivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

VAZ, Paula Marisa Fortunato; MARTINS, Ana Paula Loução  y  CORREIA, Luís De Miranda. Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.612-630. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/19805314.

Este estudo tem por finalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identificação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3º ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no final do 3º ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano

Palabras clave : Leitura; Portugal; Pesquisa Quantitativa; Dificuldade de Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )