SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leituraBakhtin e Wittgenstein: diálogos sobre ética e pesquisa em ciências humanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MOSCOSO, Javier Núñez. Os métodos mistos na pesquisa em educação: rumo a um uso reflexivo. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.632-649. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143763.

Este artigo pretende contribuir com o uso reflexivo de métodos mistos, ou seja, aqueles que combinam na mesma pesquisa olhares quantitativos e qualitativos, visando à realização da fase empírica do estudo. Após a descrição das suas características gerais e principais críticas, são apresentados os elementos mínimos que consideramos que deveriam ser explicitados no uso dos métodos mistos, com a finalidade de garantir rigor na pesquisa e coerência epistemológica. Posteriormente, apresenta-se uma ilustração da operacionalização e aplicação das metodologias mistas no caso de uma pesquisa em educação que aborda as dificuldades profissionais que surgem no trabalho cotidiano dos professores de especialidades agropecuárias.

Palavras-chave : Metodologia da Pesquisa; Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Quantitativa; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )