SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue164Bakhtin and Wittgenstein: dialogues on ethics and research in human sciencesSocial education: when the past is a current challenge in teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MUELLER, Rafael Rodrigo. O novo (velho) paradigma educacional para o Século XXI. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.670-686. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143906.

O principal objetivo desta pesquisa é analisar o paradoxo existente na relação entre trabalho e educação a partir dos documentos referentes ao Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - Paica -, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Pretendemos demonstrar como, historicamente, os organismos multilaterais vêm se utilizando de velhas “ferramentas” (programas e/ou propostas pedagógicas) para solucionar novos “problemas” (formação profissional). Nossa tese é que a educação de forma geral foi sendo historicamente transformada e minimizada a um conjunto de aptidões e competências necessárias exclusivamente à obtenção de um posto de trabalho e que, consequentemente, vem perdendo sua função primordial em termos de formação humana.

Keywords : Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - PAICA; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE; Trabalho; Educação.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )