SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164Bakhtin et Wittgenstein: dialogues sur l’éthique et la recherche en sciences humainesEducación social: cuando el pasado es desafío presente en la formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MUELLER, Rafael Rodrigo. O novo (velho) paradigma educacional para o Século XXI. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.670-686. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143906.

O principal objetivo desta pesquisa é analisar o paradoxo existente na relação entre trabalho e educação a partir dos documentos referentes ao Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - Paica -, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Pretendemos demonstrar como, historicamente, os organismos multilaterais vêm se utilizando de velhas “ferramentas” (programas e/ou propostas pedagógicas) para solucionar novos “problemas” (formação profissional). Nossa tese é que a educação de forma geral foi sendo historicamente transformada e minimizada a um conjunto de aptidões e competências necessárias exclusivamente à obtenção de um posto de trabalho e que, consequentemente, vem perdendo sua função primordial em termos de formação humana.

Palabras clave : Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - PAICA; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE; Trabalho; Educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )