SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164Bakhtin e Wittgenstein: diálogos sobre ética e pesquisa em ciências humanasEducação social: quando o passado é desafio presente na formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MUELLER, Rafael Rodrigo. O novo (velho) paradigma educacional para o Século XXI. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.670-686. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143906.

O principal objetivo desta pesquisa é analisar o paradoxo existente na relação entre trabalho e educação a partir dos documentos referentes ao Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - Paica -, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE. Pretendemos demonstrar como, historicamente, os organismos multilaterais vêm se utilizando de velhas “ferramentas” (programas e/ou propostas pedagógicas) para solucionar novos “problemas” (formação profissional). Nossa tese é que a educação de forma geral foi sendo historicamente transformada e minimizada a um conjunto de aptidões e competências necessárias exclusivamente à obtenção de um posto de trabalho e que, consequentemente, vem perdendo sua função primordial em termos de formação humana.

Palavras-chave : Programa para Avaliação Internacional das Competências dos Adultos - PAICA; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE; Trabalho; Educação.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )