SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue164Social education: when the past is a current challenge in teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ZAVALA, Ana. Sobre os discursos relativos à formação profissional docente. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.716-739. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144124.

Este artigo indaga sobre as diversas formas em que a formação profissional docente é analisada atualmente. A revisão de um extenso corpo bibliográfico permite apreciar uma variedade de posturas no tocante à formação inicial, bem como às mudanças que os professores deveriam experimentar para melhorar o ensino. Fora dele, ou mencionada tangencialmente, fica uma dimensão do discurso sobre a prática e a formação profissional docente emanada de seus atores sem se dirigir a pesquisadores nem a autoridades. A invisibilidade mútua de ambos os lugares de produção do discurso organizará o itinerário deste artigo, indo além da aceitação da existência de ambos os modos de discursos para entendê-los justamente como produções de um lugar que permite e proíbe.

Keywords : Formação de Professores; Formação Profissional; Discurso; Revisão de Literatura.

        · abstract in Spanish | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )