SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número164Educación social: cuando el pasado es desafío presente en la formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ZAVALA, Ana. Sobre os discursos relativos à formação profissional docente. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.164, pp.716-739. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144124.

Este artigo indaga sobre as diversas formas em que a formação profissional docente é analisada atualmente. A revisão de um extenso corpo bibliográfico permite apreciar uma variedade de posturas no tocante à formação inicial, bem como às mudanças que os professores deveriam experimentar para melhorar o ensino. Fora dele, ou mencionada tangencialmente, fica uma dimensão do discurso sobre a prática e a formação profissional docente emanada de seus atores sem se dirigir a pesquisadores nem a autoridades. A invisibilidade mútua de ambos os lugares de produção do discurso organizará o itinerário deste artigo, indo além da aceitação da existência de ambos os modos de discursos para entendê-los justamente como produções de um lugar que permite e proíbe.

Palabras clave : Formação de Professores; Formação Profissional; Discurso; Revisão de Literatura.

        · resumen en Español | Español | Francés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )