SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número165Discusión y construcción de la categoría teórica de vulnerabilidad social, índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GONCALVES, Guilherme Quaresma; MENICUCCI, Telma Maria Gonçalves  y  AMARAL, Ernesto F. L.. Diferencial educacional entre beneficiários e não beneficiários do Programa Bolsa Família. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.770-795. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144297.

O Programa Bolsa Família - PBF - foi criado em 2003 com o intuito de reduzir a desigualdade e a extrema pobreza. Para tal, foi concebido como um sistema de transferência condicionada de renda: em troca de um valor mensal, a família se compromete a cumprir uma série de condicionalidades, entre elas, manter a criança frequentando regularmente a escola. O objetivo deste trabalho é observar possíveis consequências dessa condicionalidade para o resultado escolar, especificamente para a distorção idade-série dos alunos cujas famílias se autodeclararam beneficiárias do programa no Censo de 2010. Os resultados apontam que há diferenças positivas importantes entre crianças beneficiadas pelo PBF quando comparadas às não beneficiadas, especialmente dentre aquelas de 8 a 11 anos.

Palabras clave : Programa Bolsa Família; Desigualdade Social; Brasil; Educação.

        · resumen en Español | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )