SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue165Educational differential between beneficiaries and non-beneficiaries of Programa Bolsa FamíliaMathematics education and affirmative actions: possibilities and challenges in higher education teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira; WEIHMULLER, Valentina Carranza; VERMELHO, Sônia Cristina  and  ARAYA, Juan Bacigalupo. Discussão e construção da categoria teórica de vulnerabilidade social. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.796-818. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144312.

O artigo analisa a categoria de vulnerabilidade social e apresenta os resultados de uma pesquisa realizada nas favelas do Rio de Janeiro. A partir de estudos sobre jovens, vulnerabilidade social e condições de vida, problematizamos o conceito de vulnerabilidade social, evidenciando e analisando as dimensões e indicadores que nortearam a coleta de dados (pobreza, exclusão social e violência). Utilizamos o método da Investigação-ação participante - IAP -, contando com a participação de educadores de projetos sociais. Os resultados permitiram analisar duas questões: 1) As abordagens qualitativas foram positivas para a coleta de dados e a análise de vulnerabilidade; 2) A constatação da categoria exclusão social como principal condicionante de vulnerabilidade, abrangendo as dimensões social, ideológica, jurídico-legal e extrema/letal.

Keywords : Vulnerabilidade; Juventude; Violência; Exclusão Social.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )