SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número165Discusión y construcción de la categoría teórica de vulnerabilidad social,La formación integral en la educación superior y el desarrollo de los países índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SILVA, Guilherme Henrique Gomes da. Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.820-846. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143986.

O propósito deste artigo é refletir sobre concepções de docentes de cursos superiores da área de exatas em relação à implantação e manutenção de ações afirmativas na universidade. Os dados aqui discutidos foram produzidos a partir de entrevistas com docentes e gestores ligados a cursos de matemática e engenharias. Para a análise dos dados, utilizaram-se ferramentas analíticas da análise de conteúdo, tendo como perspectiva teórica o inquérito crítico. Os resultados podem ser resumidos em quatro temas: além de um assistencialismo; singularidades, particularidades e desempenho de estudantes beneficiados por ações afirmativas; a questão da permanência; e valorização dos docentes envolvidos em práticas voltadas para a permanência do estudante beneficiado por ações afirmativas.

Palabras clave : Ação Afirmativa; Equidade; Professores; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )