SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número165La formación integral en la educación superior y el desarrollo de los paísesLa participación de estudiantes universitarios en el trabajo productivo y reproductivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ARANGO, Lina Calle; PICO, Angie Lizeth  y  MURILLO, Javier H.. Os centros de escrita: entre a nivelação acadêmica e a construção do conhecimento. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.872-895. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143882.

Os centros de escrita, originalmente chamados de laboratórios ou clínicas, nasceram da necessidade das universidades americanas de corrigir os problemas de escrita de seus estudantes. Assim, sua motivação inicial deu origem a um caráter remediador. Após a segunda metade do século, ocorreu uma mudança de denominação, na qual também subjaz uma mudança na maneira de conceber o ensino da linguagem, indicando que o centro de escrita agora é um espaço aberto, não só para os alunos mais atrasados ou com problemas em alguma disciplina, mas para todos. Um elemento que permaneceu nesses espaços desde o início e que até agora demonstrou ser eficiente foi a aprendizagem colaborativa mediante a tutoria entre pares. O objetivo deste artigo é avaliar o papel desse tipo de aprendizagem dentro da trajetória dos centros de escrita, estabelecendo os alcances e limitações que atualmente enfrenta.

Palabras clave : Tutoria; Processo de Aprendizagem; Ensino Superior; Escrita.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )