SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número165A participação de estudantes universitários no trabalho produtivo e reprodutivoA sociologia como profissão na Argentina a partir de meados do Século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DIEZ, María Agustina. A sociologia como profissão: desencontros entre a formação acadêmica e a inserção laboral. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.912-937. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144355.

Vários autores destacaram a tensão existente entre a formação universitária de certas disciplinas e a inserção profissional no mercado de trabalho em geral, sobretudo no caso da sociologia. O presente trabalho tem o objetivo principal de analisar a forma em que os sociólogos formados na Universidad Nacional de Cuyo - UNCuyo - foram construindo suas carreiras profissionais, bem como a relação entre o tipo de formação recebida, suas percepções, práticas trabalhistas e as alternativas existentes de inserção laboral que devem enfrentar atualmente. Trata-se de um estudo exploratório caracterizado por uma abordagem qualitativa. O trabalho foi realizado por meio de entrevistas biográficas com sociólogos pertencentes a diversas coortes.

Palavras-chave : Ensino Superior; Formação Profissional; Emprego; Mercado de Trabalho.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )