SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue165Specialized educational services: aspects of teacher educationScience-technology-society-environment in the Portuguese curriculum documents of science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MARAFELLI, Cecilia Maria; RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães  and  BRANDAO, Zaia. A formação profissional dos professores: um velho problema sob outro ângulo. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.982-997. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144293.

O objetivo do artigo é abordar a formação profissional do professor pelo ângulo da sociologia das profissões. A representação do magistério como “vocação” e as premissas da tendência natural feminina para desempenho de uma atividade “maior” e superior às demais profissões - a de “educador” - trouxeram uma enorme ambiguidade para a formação dos professores. Nossa hipótese é que a disseminação dessa perspectiva contribuiu para a descaracterização profissional do magistério. A profissionalidade é condição necessária para a qualidade do exercício profissional, pois, ancorada no habitus profissional, viabiliza o desenvolvimento das ações razoáveis (“senso do jogo”) que, incorporadas pelas ações experimentadas no campo escolar, fundamentariam uma boa formação profissional.

Keywords : Sociologia; Formação de Professores; Profissão Docente; Pedagogia.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )