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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MARAFELLI, Cecilia Maria; RODRIGUES, Priscila Andrade Magalhães  e  BRANDAO, Zaia. A formação profissional dos professores: um velho problema sob outro ângulo. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.982-997. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144293.

O objetivo do artigo é abordar a formação profissional do professor pelo ângulo da sociologia das profissões. A representação do magistério como “vocação” e as premissas da tendência natural feminina para desempenho de uma atividade “maior” e superior às demais profissões - a de “educador” - trouxeram uma enorme ambiguidade para a formação dos professores. Nossa hipótese é que a disseminação dessa perspectiva contribuiu para a descaracterização profissional do magistério. A profissionalidade é condição necessária para a qualidade do exercício profissional, pois, ancorada no habitus profissional, viabiliza o desenvolvimento das ações razoáveis (“senso do jogo”) que, incorporadas pelas ações experimentadas no campo escolar, fundamentariam uma boa formação profissional.

Palavras-chave : Sociologia; Formação de Professores; Profissão Docente; Pedagogia.

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