SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue165The professional training of teachers: an old problem from a new angleDigital culture and diversity: perspectives of discourses on ICT-Education Policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FERNANDES, Isabel Marília Borges; PIRES, Delmina Maria  and  DELGADO-IGLESIAS, Jaime. Ciência-tecnologia-sociedade--ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.998-1015. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144260.

A abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade- -ambiente.

Keywords : Educação Básica; Currículo; Educação Científica; Ciências Naturais.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )