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Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FERNANDES, Isabel Marília Borges; PIRES, Delmina Maria  y  DELGADO-IGLESIAS, Jaime. Ciência-tecnologia-sociedade--ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.998-1015. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144260.

A abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade- -ambiente.

Palabras clave : Educação Básica; Currículo; Educação Científica; Ciências Naturais.

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