SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número165Ciência-tecnologia-sociedade--ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciênciasA análise de conteúdo como uma metodologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

VIVANCO, Georgina  e  GOROSTIAGA, Jorge. Cultura digital e diversidade: perspectivas de discursos de políticas TIC-Educação. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.1016-1043. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144261.

Este artigo apresenta uma pesquisa que busca compreender como se representa a diversidade cultural e o novo ecossistema de comunicação da emergente cultura digital nos discursos que orientam as políticas de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC - na educação, no Brasil, Argentina e Chile. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a análise do discurso como método de análise e a cartografia social como forma de representar o campo intertextual. São mapeadas as perspectivas discursivas a partir da relação entre diversidade cultural e cultura digital, e ressalta-se a necessidade da pertinência cultural das iniciativas TIC na educação, assim como do reconhecimento da cultura digital como uma diversidade cultural no desenho das políticas educacionais.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Cartografia Social; TIC; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )