SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Firmar la posición como profesor, afirmar la profesión docenteDidáctica y formación de profesores: provocaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ROLDAO, Maria do Céu. Conhecimento, didáctica e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1134-1149. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144367.

Discutem-se, neste texto, a reconfiguração do saber profissional docente e a sua ancoragem numa formação de professores orientada para uma identidade profissional sólida, construída num continuum de desenvolvimento profissional. Esta visão requer uma outra relação com a produção de conhecimento específico que permita contrariar o movimento de desprofissionalização e funcionarização que os professores atravessam, com implicações no grau de compromisso da docência com os resultados da escola enquanto locus socialmente mandatado para a garantia das aprendizagens essenciais dos cidadãos, hoje fundamental à sustentação da própria economia e coesão dessas sociedades.

Palabras clave : Conhecimento; Formação Profissional; Didática; Deontologia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )