SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docenteDidática e formação de professores: provocações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ROLDAO, Maria do Céu. Conhecimento, didáctica e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em risco. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1134-1149. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144367.

Discutem-se, neste texto, a reconfiguração do saber profissional docente e a sua ancoragem numa formação de professores orientada para uma identidade profissional sólida, construída num continuum de desenvolvimento profissional. Esta visão requer uma outra relação com a produção de conhecimento específico que permita contrariar o movimento de desprofissionalização e funcionarização que os professores atravessam, com implicações no grau de compromisso da docência com os resultados da escola enquanto locus socialmente mandatado para a garantia das aprendizagens essenciais dos cidadãos, hoje fundamental à sustentação da própria economia e coesão dessas sociedades.

Palavras-chave : Conhecimento; Formação Profissional; Didática; Deontologia.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )