SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Conocimiento, didáctica y compromiso: el triángulo virtuoso de una profesionalidad en riesgoEnseñanza de didáctica y aprendizaje de la docencia en la formación inicial de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GATTI, Bernardete A.. Didática e formação de professores: provocações. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1150-1164. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144349.

Este artigo discute as principais questões que as pesquisas atuais têm levantado sobre a formação de professores e traz reflexões a respeito das demandas da escolarização na contemporaneidade. Com essa contextualização, abordam-se documentos oficiais que, a partir de 2015, foram exarados para orientar a formação de docentes para a educação básica, considerando particularmente o novo Plano Nacional de Educação e os documentos do Conselho Nacional de Educação, a saber: o Parecer CNE/CP n. 2/2015 e a Resolução n. 2/2015. Explora- -se o que, nesses documentos, refere-se aos conhecimentos do campo da Didática.

Palabras clave : Escolarização; Didática; Prática de Ensino; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )