SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Conhecimento, didáctica e compromisso: o triângulo virtuoso de uma profissionalidade em riscoEnsino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GATTI, Bernardete A.. Didática e formação de professores: provocações. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1150-1164. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144349.

Este artigo discute as principais questões que as pesquisas atuais têm levantado sobre a formação de professores e traz reflexões a respeito das demandas da escolarização na contemporaneidade. Com essa contextualização, abordam-se documentos oficiais que, a partir de 2015, foram exarados para orientar a formação de docentes para a educação básica, considerando particularmente o novo Plano Nacional de Educação e os documentos do Conselho Nacional de Educação, a saber: o Parecer CNE/CP n. 2/2015 e a Resolução n. 2/2015. Explora- -se o que, nesses documentos, refere-se aos conhecimentos do campo da Didática.

Palavras-chave : Escolarização; Didática; Prática de Ensino; Formação de Professores.

        · resumo em Português | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )