SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Didática e formação de professores: provocaçõesA observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CRUZ, Giseli Barreto da. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1166-1195. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144323.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o estado atual do ensino de didática em cursos de licenciatura e sua contribuição para o processo de constituição profissional docente. O quadro teórico elaborou-se com base em Roldão, Shulman, Gauthier, Cochran-Smith e Lytle. Metodologicamente, desenvolveu-se análise curricular dos cursos investigados; aplicou-se um questionário aos estudantes que tivessem cursado cerca de 70% do currículo; e realizaram-se quatro grupos de discussão. Os resultados indicam maior ênfase política do que metodológica no ensino de didática, expressa nos temas trabalhados, na aula realizada e na relação com o professor formador. Manifesta-se a necessidade de um ensino centrado na escola pública, na educação básica e no trabalho docente.

Palavras-chave : Didática; Licenciatura; Formação de Professores; Formação Profissional.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )