SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professoresPolíticas e programas de indução na docência na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ALTET, Marguerite  e  MHEREB, Maria Teresa. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1196-1223. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144321.

Neste artigo, a autora apresenta sua trajetória de pesquisadora das práticas de ensino efetivas e do funcionamento do processo interativo ensino-aprendizagem a partir da observação de uma sequência de aulas. A autora considera diferentes pesquisas realizadas pelo CERSE, CREN, pelas redes OPEN e OPEEN & Reform e apresenta uma pesquisa recente sobre a observação das práticas de ensino em suas relações com a aprendizagem (OPERA) feita em Burquina Faso e que procura identificar as práticas de ensino portadoras de efeitos. A partir da observação de aulas, da aplicação de questionários e de entrevistas com alunos, professores e diretores de escolas, a pesquisa pôde identificar as necessidades de formação tanto dos professores quanto dos demais profissionais da educação. Depois, a partir desse diagnóstico, ferramentas de formação foram concebidas para ajudar na análise das práticas e contribuir para a melhora da qualidade dos sistemas educativos na África subsaariana.

Palavras-chave : Observação; Prática de Ensino; Pesquisa; Formação de Professores.

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )