SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue166Observation of effective teaching practices in the classroom: training and researchThe historical understanding of school failure in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MARCELO, Carlos  and  VAILLANT, Denise. Políticas e programas de indução na docência na América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1224-1249. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144322.

O presente artigo está baseado em pesquisa realizada em 2015. O estudo abrangeu um processo de identificação e categorização de políticas e programas de indução na docência na América Latina, com particular ênfase na situação do Brasil, Chile, México, Peru e República Dominicana. O artigo examina a evidência coletada em entrevistas com informantes chave, bem como em relatórios e estudos. Foram analisados de forma comparativa os cinco casos examinados, triangulando-os com a literatura internacional e regional que sustenta o estudo. Conclui-se que os casos examinados poderiam ser inspiradores para outros países da região latinoamericana, interessados em apoiar formalmente a indução de novos professores nas salas de aula.

Keywords : Políticas Educacionais; Formação de Professores; Programas de Governo; América Latina.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )