SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166La observación de las prácticas de enseñanza efectivas en sala de clase: investigación y formaciónLa comprensión histórica del fracaso escolar en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MARCELO, Carlos  y  VAILLANT, Denise. Políticas e programas de indução na docência na América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1224-1249. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144322.

O presente artigo está baseado em pesquisa realizada em 2015. O estudo abrangeu um processo de identificação e categorização de políticas e programas de indução na docência na América Latina, com particular ênfase na situação do Brasil, Chile, México, Peru e República Dominicana. O artigo examina a evidência coletada em entrevistas com informantes chave, bem como em relatórios e estudos. Foram analisados de forma comparativa os cinco casos examinados, triangulando-os com a literatura internacional e regional que sustenta o estudo. Conclui-se que os casos examinados poderiam ser inspiradores para outros países da região latinoamericana, interessados em apoiar formalmente a indução de novos professores nas salas de aula.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Formação de Professores; Programas de Governo; América Latina.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )