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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MARCELO, Carlos  e  VAILLANT, Denise. Políticas e programas de indução na docência na América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1224-1249. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144322.

O presente artigo está baseado em pesquisa realizada em 2015. O estudo abrangeu um processo de identificação e categorização de políticas e programas de indução na docência na América Latina, com particular ênfase na situação do Brasil, Chile, México, Peru e República Dominicana. O artigo examina a evidência coletada em entrevistas com informantes chave, bem como em relatórios e estudos. Foram analisados de forma comparativa os cinco casos examinados, triangulando-os com a literatura internacional e regional que sustenta o estudo. Conclui-se que os casos examinados poderiam ser inspiradores para outros países da região latinoamericana, interessados em apoiar formalmente a indução de novos professores nas salas de aula.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Formação de Professores; Programas de Governo; América Latina.

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