SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Políticas y programas de inducción en la docencia en LatinoaméricaFormación académica y actuación profesional de docentes em educación: USP y UNICAMP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

PAULILO, André Luiz. A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1252-1267. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144445.

O texto, organizado em três partes, discute o modo como a ideia de fracasso escolar foi posta em questão no Brasil. Na primeira delas, o autor aborda as condições de produção das pesquisas sobre o tema, prestando atenção ao sentido histórico do seu emprego como noção de análise. Na segunda, examina material produzido sobre o tema, na forma de pesquisa ou de tradução para o português, a fim de problematizar o registro mais comum da sua história. A terceira parte propõe que a mobilização popular por escolarização entre os anos 1970/1980 em São Paulo é um elemento explicativo relevante, mas ausente da reflexão sobre a elaboração da noção de fracasso escolar como categoria de análise em educação.

Palabras clave : Fracasso Escolar; Escolarização; História da Educação; Pesquisa Educacional.

        · resumen en Español | Francés | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )