SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Políticas e programas de indução na docência na América LatinaFormação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e UNICAMP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PAULILO, André Luiz. A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1252-1267. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144445.

O texto, organizado em três partes, discute o modo como a ideia de fracasso escolar foi posta em questão no Brasil. Na primeira delas, o autor aborda as condições de produção das pesquisas sobre o tema, prestando atenção ao sentido histórico do seu emprego como noção de análise. Na segunda, examina material produzido sobre o tema, na forma de pesquisa ou de tradução para o português, a fim de problematizar o registro mais comum da sua história. A terceira parte propõe que a mobilização popular por escolarização entre os anos 1970/1980 em São Paulo é um elemento explicativo relevante, mas ausente da reflexão sobre a elaboração da noção de fracasso escolar como categoria de análise em educação.

Palavras-chave : Fracasso Escolar; Escolarização; História da Educação; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Português | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )