SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166La comprensión histórica del fracaso escolar en BrasilFormulación e implementación de la acción afirmativa para postgrado del Museu Nacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SAMPAIO, Helena  y  SANCHEZ, Ilara. Formação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e UNICAMP. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1268-1291. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144495.

A partir do estudo das trajetórias de formação acadêmica e profissional de docentes de duas universidades públicas paulistas, o artigo aborda a relação entre setor público e setor privado no sistema de ensino superior no Brasil e, em especial, no sistema paulista. A fonte de dados é o banco de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - Plataforma Lattes. Com base nos resultados, apontamos: i) o embricamento das trajetórias individuais de formação acadêmica e de atuação profissional dos docentes pesquisados com os processos de expansão e diferenciação da oferta de ensino superior no país; ii) a existência de padrões de circulação dos docentes pesquisados no sistema nacional de ensino superior, os quais revelam acentuadas endogenia acadêmica e hierarquização das instituições públicas e privadas.

Palabras clave : Ensino Superior; Professores; Setor Público; Setor Privado.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )