SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166A compreensão histórica do fracasso escolar no BrasilFormulação e implementação da ação afirmativa para pós-graduação do Museu Nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

SAMPAIO, Helena  e  SANCHEZ, Ilara. Formação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e UNICAMP. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1268-1291. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144495.

A partir do estudo das trajetórias de formação acadêmica e profissional de docentes de duas universidades públicas paulistas, o artigo aborda a relação entre setor público e setor privado no sistema de ensino superior no Brasil e, em especial, no sistema paulista. A fonte de dados é o banco de currículos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - Plataforma Lattes. Com base nos resultados, apontamos: i) o embricamento das trajetórias individuais de formação acadêmica e de atuação profissional dos docentes pesquisados com os processos de expansão e diferenciação da oferta de ensino superior no país; ii) a existência de padrões de circulação dos docentes pesquisados no sistema nacional de ensino superior, os quais revelam acentuadas endogenia acadêmica e hierarquização das instituições públicas e privadas.

Palavras-chave : Ensino Superior; Professores; Setor Público; Setor Privado.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )