SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Formación académica y actuación profesional de docentes em educación: USP y UNICAMPTutoría académica: otra forma de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

VENTURINI, Anna Carolina. Formulação e implementação da ação afirmativa para pós-graduação do Museu Nacional. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1292-1313. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144438.

O trabalho analisa a política de ação afirmativa instituída na pós-graduação em antropologia social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo é contribuir com a literatura e analisar a formulação e a implementação das ações afirmativas para pós-graduação de uma perspectiva crítica. Destaca-se a importância da participação conjunta dos corpos discente e docente na elaboração e discussão da proposta, bem como o fato de se terem levado em consideração as barreiras enfrentadas por negros e indígenas no ingresso à pós-graduação e o papel do processo tradicional de seleção na manutenção desses obstáculos. Contudo, não se mostra suficiente que os programas apenas criem mecanismos para ingresso desses grupos na pós-graduação, sendo indispensável a formulação de políticas de permanência.

Palabras clave : Ação Afirmativa; Pós-Graduação; Políticas Públicas; Museu Nacional.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )