SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Formação acadêmica e atuação profissional de docentes em educação: USP e UNICAMPTutoria acadêmica: outra forma de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

VENTURINI, Anna Carolina. Formulação e implementação da ação afirmativa para pós-graduação do Museu Nacional. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1292-1313. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144438.

O trabalho analisa a política de ação afirmativa instituída na pós-graduação em antropologia social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo é contribuir com a literatura e analisar a formulação e a implementação das ações afirmativas para pós-graduação de uma perspectiva crítica. Destaca-se a importância da participação conjunta dos corpos discente e docente na elaboração e discussão da proposta, bem como o fato de se terem levado em consideração as barreiras enfrentadas por negros e indígenas no ingresso à pós-graduação e o papel do processo tradicional de seleção na manutenção desses obstáculos. Contudo, não se mostra suficiente que os programas apenas criem mecanismos para ingresso desses grupos na pós-graduação, sendo indispensável a formulação de políticas de permanência.

Palavras-chave : Ação Afirmativa; Pós-Graduação; Políticas Públicas; Museu Nacional.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )