SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Formulação e implementação da ação afirmativa para pós-graduação do Museu NacionalA palavra é retextualizar: um trabalho com gêneros textuais na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

FERNANDEZ, Marisa  e  BARBAGALLO, Lucía. Tutoria acadêmica: outra forma de ensino. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1314-1324. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144525.

Apresentamos um dispositivo pedagógico denominado “tutoria acadêmica”, implementado como proposta de ensino nas disciplinas de Pedagogia do Centro Regional Universitário da Universidade Nacional de Comahue-Argentina. Centrado no trabalho em torno do conhecimento do campo pedagógico, situa-se em uma linha de pesquisa que estamos desenvolvendo sobre formação docente universitária, focada na indagação de práticas pedagógicas cotidianas como variável intra-institucional, provocando um impacto nas trajetórias formativas. Constitui um arcabouço acadêmico e uma instância de formação sistemática. Nesse sentido tentamos habilitar espaços de experiência formativa e gerar melhores intervenções docentes que propiciem trajetórias estudantis mais democráticas.

Palavras-chave : Tutoria; Ensino; Pedagogia; Formação de Professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )