Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
BORGES, Rita de Cássia Barbosa y BORGES, João Felipe Barbosa. A palavra é retextualizar: um trabalho com gêneros textuais na escola. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1326-1344. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053144671.
Pretende-se, neste artigo, descrever uma proposta metodológica para o ensino de Leitura e Produção de Textos em sala de aula, tomando por base o trabalho com gêneros textuais sob a perspectiva da retextualização, que, em linhas gerais, caracteriza-se pela refacção de um texto, oral ou escrito, em outras condições de produção (com diferentes ideologias e valores, diferentes enunciadores e enunciatários, em outra linguagem, em outro gênero, em outro meio de circulação, etc.). Para tanto, optou-se por descrever o trabalho desenvolvido em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Cataguases-MG, visando à discussão e reflexão de uma ação pedagógica mediadora e problematizadora dos conteúdos escolares.
Palabras clave : Didática; Métodos de Ensino; Leitura; Produção de Textos.