SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Tutoria acadêmica: outra forma de ensinoBrasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

BORGES, Rita de Cássia Barbosa  e  BORGES, João Felipe Barbosa. A palavra é retextualizar: um trabalho com gêneros textuais na escola. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1326-1344. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144671.

Pretende-se, neste artigo, descrever uma proposta metodológica para o ensino de Leitura e Produção de Textos em sala de aula, tomando por base o trabalho com gêneros textuais sob a perspectiva da retextualização, que, em linhas gerais, caracteriza-se pela refacção de um texto, oral ou escrito, em outras condições de produção (com diferentes ideologias e valores, diferentes enunciadores e enunciatários, em outra linguagem, em outro gênero, em outro meio de circulação, etc.). Para tanto, optou-se por descrever o trabalho desenvolvido em uma turma do 5º ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Cataguases-MG, visando à discussão e reflexão de uma ação pedagógica mediadora e problematizadora dos conteúdos escolares.

Palavras-chave : Didática; Métodos de Ensino; Leitura; Produção de Textos.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )