SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166La palabra es retextualizar: un trabajo con géneros textuales en la escuelaExcelencia en la ciencia: uma reflexión crítica afirmativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

TOSTA, Sandra Fátima Pereira  y  SILVA, Weslei Lopes. Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1346-1371. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144652.

Este texto parte de uma pesquisa que teve como objetivos analisar o referencial teórico-metodológico proposto pelo Grupo de Pesquisa do Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional - DIE-Cinvestav-IPN - do México e sua apropriação por pesquisadores de programas de pós-graduação no Brasil e na Argentina, a partir dos anos 1980. Sua justificativa está na alta recepção que a proposta do DIE alcançou na América Latina, particularmente nos referidos países, sendo uma outra leitura possível da escola em suas dinâmicas cotidianas e na relação com a sociedade, em contraposição às pesquisas orientadas pelas “teorias da reprodução”. Trata-se de uma pesquisa em perspectiva comparada, do tipo documental, na qual buscou-se demarcar o estado do conhecimento da pesquisa educacional na interface com a História e a Antropologia no Brasil e na Argentina.

Palabras clave : Etnografia; Escolas; Brasil; Argentina.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )